domingo, 7 de dezembro de 2008

Campeonato Brasileiro 2008

É, o Campeonato Brasileiro 2008 chegou ao fim, pra mim, um dos melhores que eu já assisti até hoje, muito disputado, e com o título sendo decidido na ultima rodada, sem viradas de mesa e com times jogando bola até a ultima rodada.

São Paulo - Aproveitou-se das "vaciladas" dos seus oponentes, e como quem não queria nada, foi subindo.. E sagrou-se campeão brasileiro mais uma vez, o terceiro consecutivo, e o 6º do clube. Parabéns ao São Paulo e principalmente pro Muricy Ramalho que fez um bom trabalho junto com um elenco não muito forte.

Grêmio - Foi o mais regular de todo o campeonato brasileiro, manteu-se sempre entre os mais bem colocados, porém, vacilou em jogos importantes, e perdeu um título que parecia fácil durante algumas rodadas do campeonato quando o Grêmio chegou a abrir 9 pontos à frente do segundo colocado. Essa é a prova de que o campeonato de pontos corridos realmente é um "fiasco", nem sempre o mais regular vence.

Cruzeiro - Olho no Cruzeiro, apesar de algumas bobeadas, já é o segundo ano consecutivo que vai pra Libertadores, tem um elenco muito bom, é um time com estrutura muito boa, e que provavelmente fará uma boa libertadores, vale lembrar que o cruzeiro só não chegou mais longe esse ano por causa que pegou o Boca Juniors logo nas oitavas-de-final.

Palmeiras - O Wanderley provou mais uma vez que é um dos melhores técnicos do campeonato brasileiro( apesar de já estar sendo desbancado ) , é claro que poderia ter sido melhor, o Palmeiras tinha, NO PAPEL, um dos melhores elencos do campeonato brasileiro, mas como diría o Wanderley: "É apenas o início de um grande trabalho", é, eu também diria isso se ganhasse 500 mil reais por mês. Vamos ver se ele honra seu nome ano que vem na libertadores, o Palmeiras não vai poupar esforços ($$) pra conquistar esse título.

Flamengo - Foi um dos fiascos do campeonato, chegou a ser líder durante muito tempo, mas não aproveitou as chances que teve, o Técnico Caio Junior aliás, ja virou mestre em perder vaga na ultima rodada, foi assim com o Palmeiras no ano passado, e foi assim com o Flamengo esse ano. Tinha um elenco bom nas mãos, e não soube aproveitá-lo(Se considerarmos que o 5º lugar é o pior de toda a tabela).Os torcedores não esquecerão do 3x0 do atletico-mg e do empate em 3x3 com o Goiás, ambos os jogos em pleno Maracanã.

Internacional - O Inter é sério candidato ao título ano que vem, se guardar os jogadores que conquistaram a Sul-Americana (Alex, Nilmar, D'Alessandro, Guiñazu, etc). Apesar de não ter tido um bom campeonato esse ano, ainda terminou em sexto lugar. Tomara que conquiste a vaga pra Libertadores pois será um sério candidato à esse título.

Botafogo - Não sei qual é a do Botafogo, talvez meu amigo Henrique me ajude a descobrir, o time é sempre esse "vai não vai", todo ano tem alguma crise, esse ano teve até zagueiro tomando cartão da mão de juiz. Foi o Líder de cartões vermelhos no Brasileiro, essa indisciplina não pode continuar, tomara que o Ney Franco arrume isso. Com a Nova Direção, vamos ver qual vai ser a do Botafogono ano que vem ..

Goias - Teve uma boa reação, saiu da zona de rebaixamento, mas tem que melhorar, não pode bobear em um campeonato tão disputado, se não melhorar o elenco, é um sério candidato ao rebaixamento ano que vem.

Coritiba, Vitoria - Subiram muito bem pra primeirona, o Vitória talvez tenha sido melhor que o Coritiba, apesar de ter ficado atrás da tabela, o Vitória foi uma tremenda pedra no sapato em casa, metade do seu elenco ja foi vendido, assim como o do Coritiba, afinal, se manter em uma série A não é barato. Tomara que as contratações sejam no mesmo nível e os times possam ir bem no ano que vem.

Sport - Depois da conquista da Copa do Brasil, em cima do Corinthians, o Sport, como diria meu amigo Renato Gaúcho, apenas "Brincou No Brasileirão", tem que contratar bastante se quiser fazer uma boa libertadores no ano que vem.

Atletico-MG - Atuação Pífia,Elenco Pífio, tirando algumas importantes vitórias contra alguns times, (3X0 contra o Flamengo em pleno Maracanã). O Atlético só não caiu pelo ralo esse ano por causa que existiam times Piores que ele.

Atletico-PR - Esse é outro, que apesar de ter boa estrutura, não tem um bom elenco, tem que melhorar bastante se não quiser cair no ano que vem..Depender de Rafael Moura no ataque( O famoso He-man ex-fluminense, e ex-corinthians) é mau ein?

Fluminense - Depois do fiasco da libertadores, o Fluminense quase caiu, o bom técnico Renê Simões salvou o time, e o fluminense não vai mais passar pelo susto que passou esse ano.

Santos - Foi o pior campeonato do Santos em muito tempo, era assíduo frequentador da Libertadores, e agora luta para não ser rebaixado, e pelo o que eu ando escutando, vai ser daí pra pior..

Náutico - Manteu-se na série A, sem muitas aspirações, o Náutico tem que brigar pra não cair ano que vem denovo, o time não é bom, mas é muito forte nos Aflitos, e é bom representante do Nordeste.

Figueirense - Lutou mas não conseguiu, infelizmente, ia ser legal ver um Avaí X Figueirese na série A no ano que vem, talvez volte ano que vem pra série A, mas não vai ser fácil. Teve seus bons jogadores aproveitados por clubes da série A (Ex: Cleiton Xavier ).

Vasco - Talvez a pior queda de todos os tempos desde o início de pontos corridos, só comparada a do Corinthians, é um reflexo de que não existe mais time bobo na série A, times bem dirigidos como o Vitória e o Coritiba, subiram, e fizeram um bom campeonato, a culpa da queda não foi por causa do Dinamite,o coitado pegou realmente uma Dinamite quando assumiu o Vasco. Mas a hora é de levantar a cabeça, a série B será uma ótima experiência pro Vasco se organizar, começar do zero, e tomar o Corinthians como exemplo.

Portuguesa - Apesar da boa torcida, faltou um pouco mais de dinheiro pra Portuguesa, que não tinha um bom elenco, mas fez um bom campeonato no geral..

Ipatinga - Adeus, até nunca mais.



Não podemos esquecer que o Coringão tá voltando pra série A, forte e renovado, junto com ele, vem também, Santo André, Avaí, e Barueri..Vamos ver né?

Abraços a todos,

Nenhum comentário: