quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O futebol amazonense


Gente, falar sobre o futebol amazonense é realmente uma dificuldade, até porque, nao se tem muitas notícias sobre o futebol estadual, o que a gente pode saber, é o que está escrito nos jornais e, com sorte, em alguns sites da internet.
Esse rapaz aqui do lado, pra quem não conhece, foi um dos maiores ícones do São Raimundo em sua época de ouro(Ascensão a série B depois de um jogo eletrizante na final da série C com o Fluminense,além de titulos estaduais, participações em campeonato sul-americanos,etc) quem não se lembra de personagens como Marcelo Araxá,o goleiro Yuna, e muitos outros jogadores que fizeram história no Tufão da Colina e no futebol amazonense..bons tempos..Hoje estava lendo o jornal da A Crítica, e ví uma reportagem interessante sobre o Delmo, ele agora com 34 anos,sofreu um estiramento do ligamento cruzado anterior do joelho..vocês sabem muito bem que esse negócio de "ligamento cruzado" é muito comum hoje em dia, e afeta os principais jogadores do mundo(Ronaldo, Nilmar, Obina, Kerlon, etc) , dizem que é por causa que o futebol atual está mais "Pesado" e "Marcado", eu só nao consigo entender como é que antigamente nao existiam contusões como essa..naquele tempo, meu pai conta que os jogadores quebravam a perna,e 2 meses depois já estavam jogando o fino da bola novamente.Será que é porque os jogadores estão "menos" machos hoje em dia? Mas tudo bem.. nao estou aqui pra falar disso,vim falar de futebol amazonense.
A série B contínua de vento em popa, o Holanda, time do que se diz técnico, Carlos Prata, foi o campeão do 1º turno, nada mais do que esperado, o Holanda é um time formado por muitos jogadores que inclusive ja atuaram na Série e C, e são considerados "profissionais", diferente de jogadores totalmente amadores e inexperientes de times como o do Olímpico(praticamente um time-sub20) e o Penarol(que apesar de ser bom time na parte de técnica, nao tem boa qualidade tática e experiência), o Holanda ja está garantido na série A do ano que vem, resta saber quem será o próximo classificado, se vai ser o Cepe, ou até mesmo o próprio Penarol.
Muita boa invenção essa série B,além dela dar oportunidade para times "desconhecidos" entrarem na disputa por uma vaga na série A e futuramente a série C, ela gera renda,aumenta a chance de se descobrir novos talentos no futebol amazonense,etc, porém, ela também tem seus pontos negativos,a dificuldade de times do interior para vir jogar na capital é um deles, e ja foi até motivo de "escândalo" na série B.
A série A promete ser mais disputada, e mais organizada.Nesta sexta feira, dia 16 de novembro, acontece a segunda reunião do CTCAFP (Congresso Técnico do Campeonato Amazonense de Futebol Prossional) da série A, o encontro vai ser realizado na sede da FAF.
Os pontos que serão discutidos pelos dirigentes são os seguintes: Período de Competição, Forma de Competição, Número de Participantes, Estádios que serão utilizados, Cota de Arbitragem, Taxas e Emolumentos, Comissão Técnica das Equipes, dentre outros assuntos relacionados.
Segundo li no jornal,os jogos serão aos sábados e domingos.. o que é um erro, porque quem vai deixar de assistir o seu Flamengo,o seu Botafogo, o seu São Paulo, Grêmio, etc, para ir assistir um jogo entre São Raimundo e Holanda? Bem, eu pelo menos nao íria, e creio que 80% da população amazonense também não. A saída seria mudar a data dos jogos, ou então mudar o calendário do estadual amazonense, o que dificilmente ocorrerá.
Não venham me dizendo depois: "Ah, você é um fanfarrão que nao dá apoio ao futebol amazonense." Eu digo: Mas peraí, será que nao é possível conciliar os 2 ? futebol brasileiro e amazonense? É claro que é possível, aposto que até mesmo o presidente da FAF deve torcer para algum time que nao é daqui do nosso estado, e preferia ter um dia livre para assistir o jogo do seu time do amazonas, e outro para assistir o jogo do seu time do resto do brasil.
Para os torcedores do São Raimundo(assim como eu, e a maioria dos meus amigos), tenho 1 boa notícia. Domingo passado, ocorreram as Eleições do novo presidente do Tufão da Colina, depois de tantos protestos,e tantas discussões, o Ivan Guimarães,irmão do Hugo Chavez, que já tinha deixado o cargo de presidente uns meses antes,finalmente agora é só um passado obscuro do Tufão.Os novos presidentes são, o vereador Jairo Dias, e o promotor Davi Jerônimo como vicê.
No conselho deliberativo(que participa das decisões do clube, entre outras coisas) os presidentes são Jorge Rarael, e o seu vice é um conhecido nosso, tio do nosso amigo César Lorão,seu nome é Gustavo Igrejas, ele até tinha um blog neste mesmo site, totalmente relacionado ao Tufão da Colina.Tomara que as coisas sejam diferentes do que foram nos ultimos anos, transparência e seriedade é tudo o que pedimos para os novos presidentes do tufão, e desejamos boa sorte e uma boa presidência!
E pra fechar o post, apesar de estar falando sobre o Amazonas e o futebol amazonense. Queria dar os meus parabéns ao Clube de Regatas Flamengo, que hoje comemora 112 anos de muitos títulos, conquistas,raça, e amor. E que venham muitos outros anos por aí!!
PARABÉNS MENGÃO! O MAIOR DO BRASIL!
Abraços a todos meus amigos, e para os amigos flamenguistas, SRN x)

4 comentários:

Unknown disse...

eauhiuae
ainda bem que o ivan se foi
são raimundo ano que vem tamo lá
jigubao
abraço

Anônimo disse...

vai ter Nacional x Flamengo não vai? :X
Se tiver tamo lá :D

Anônimo disse...

é triste ver a situação em que o futebol amazonense se encontra. No proximo ano não terá nenhum representante do norte do país nas séries A e B. Torço pra um dia ver meu tufão na série B, com estrutura para disputar uma vaga na série A. Sonho com um dia em que verei o Vivaldão lotado, recebendo times de tradição ( botafogo, são paulo, flamengo...) para enfrentar o são raimundo. Com a saída do Ivan ("Ei ivan, cade o meu dinheiro?!!") esperamos que os novos dirigentes sejam profissionais e batalhem para estruturar esse time, e quem sabe já no ano que vem ele consiga voltar a série B.
"NÃO TENTE ENCARAR O OS GUERREIROS DA COLINA!"

Anônimo disse...

Eu sou mais a musica do rennan quando o dudu foi fazer o programa depois da desclassificação do tufão da terceira divisão esse ano.
"EI DUDU, MANDA O IVAN TOMAR NO CU"
uhahuahua