terça-feira, 27 de novembro de 2007

Olha o Dunga aí mais uma vez..

Olha ele denovo aí gente, dessa vez, fazendo a convocação da seleção Olímpica(Aliás, acho que o Dunga não passa de técnico de uma seleção como essa)


A lista foi a seguinte, começando pelos mais importantes:



Atacantes:

Alexandre Pato (Milan-ITA)
Keirrison (Coritiba)
Pedro Oldoni (Atletico-PR)

Diogo (Portuguesa)





Laterais:



Apodi (Vitória)

Nei (Atletico-PR)

Leonardo (Portuguesa)

Maycon (Internacional)





Zagueiros:



Rodolpho (Atletico-PR)

Breno (São Paulo)

Leo (Grêmio)

Leandro Almeida (Atlético-MG)





Meios de Campo:



Charles (Cruzeiro)

Ramirez (Cruzeiro)

Wagner (Cruzeiro)

Diego Souza (Grêmio)

Toró (Flamengo)

Thiago Neves (Fluminense)

Pedro Ken (Coritiba)

Valmir (Palmeiras)





E por último, mas não menos importantes,

Os goleiros:



Renan (Internacional)

Felipe (SANTOS)





Olhando um pouco para a lista, a gente percebe que tem muitos jogadores que são reservas em seus times principais, e muito até mesmo desconhecidos.

O motivo é que essa nao é a Seleção Olímpica TITULAR, é claro que alguns jogadores que fazem parte dela, e jogarão o amistoso contra a "seleção do brasileiro" dia 9 de dezembro, farão parte do time titular nas Olimpiadas, mas a maioria com certeza (Isso se o Dunga nao tiver alguma idéia mirabolante antes) nao irá participar dos jogos Olímpicos.

Você pode falar: "PORRA MAS ESSE DUNGA É UM BURRO MESMO, CADÊ O WILLIAM EX-CORINTHIANS, CADÊ O R.AUGUSTO, CADÊ O ILSINHO, CADÊ O LULINHA,CADÊ O GOLEIRO FELIPE, O DIEGO CAVALIERI, ETC."

Calma gente, essa seleção é apenas uma "prévia"(pelo menos é o que eu espero). O Dunga pode c onvocar atletas de até 23 anos, e 3 jogadores com mais de 23 anos(a maioria com certeza serão atletas da Seleção Sub-20, que disputaram o mundial da categoria este ano) . Mas ele ainda tem que tentar a liberação de muitos atletas que atuam no exterior, como é o caso de alguns citados anteriormente,e de muitos outros craques.

Agora falando um pouco sobre a história do futebol nas Olimpiadas..

Vale lembrar, que o Brasil NUNCA foi medalha de ouro..no máximo conseguiu uma medalha de prata, e isso foi a +/- uns 20 anos atrás.(Naquele tempo tinhamos um time Olímpico próximo de times que disputaram as copas de 86 e 90, com craques Eternizados, e mesmo assim nao passamos de uma medalha de prata)

É o torneio mundial mais imprevisível com medalhas vencidas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria e Camarões,(ouro em 1996, e 2000, respectivamente)



As maiores "zebras" dos Jogos Olímpicos No futebol:



1964: Gana 3-2 sobre a Argentina, na primeira fase.



1968: Japão bate a França nas quartas (3-1) e nas semifinais perde, mas garante o Bronze em cima dos anfitriões mexicanos.



1972: Irã vence o Brasil por 1x0 na primeira fase



1988: Zâmbia, isso mesmo, Zâmbia vence a ITÁLIA por 4-0 na primeira fase.



1992: Disputa do terceiro lugar é entre Gana e Austrália (africanos vencem)



1996: Japão 1x0 sobre o Brasil, na primeira fase.



1996: Nigéria ganha do Brasil na semifinal (4-3 na morte súbita) e da Argentina na final (3-2 marcando 3 gols nos ultimos 15 minutos.. parece até o Santos contra o Paraná hehe)



2000: Camarões bate o Brasil (De jogadores como Ronaldo..Rivaldo..) nas quartas de final (2-1 na morte súbita), passa pelo Chile na Semi-final e vence a Espanha na final(penaltis) .



2004: O Iraque bateu o Portugal por 4-2 na primeira fase e chegou as semi-finais. Acabou em 4º perdendo o Bronze para a Itália.







Lendo essas "zebras". A gente pode parar e pensar: "Ué, mas a Africa, sempre chegou muito longe nas Olimpiadas, ganhando até medalha de Ouro, porque ela nao é tudo isso na Copa do Mundo?"

Bem gente, a verdade é que a África, é muito boa em suas categoria de base sim, mas nao passa de uma "exportadora" de jogadores, assim como o Brasil e outros países do "Sul".. pra vocês terem uma idéia, antigamente nao existiam nem mesmo Campeonatos Nacionais nesses países, e eles ja ganhavam Medalha de Ouro nas Olímpiadas.. Se fosse bem explorada, a Africa revelaria jogadores tão bons quanto o Brasil revela, é o caso do marfinês Drogba do Chelsea, do Ganês Essien, também do Chelsea, e por aí vai..



Agora mudando um pouco de assunto, as Olimpiadas, ja revelaram GRANDES nomes do futebol, como exemplo a gente tem:





Na Hungria: Ferenc Puskas e Sándor Kocsis



União Soviétia: Lev Yashin(O famoso Aranha-Negra)



França: Michel Platini (Um dos maiores da França, junto com Zidane)



Argentina: Hernán Crespo, Carlos Tévez.



Nigéria: Kanu, Jay-Jay Okocha



No Brasil: Dunga, Taffarel,Romário e Ronaldo.


Libéria: George Weah(Eleito o melhor jogador africano de todos os tempos, Campeão Italiano Pelo Milan e 2 temporadas, Campeão Inglês pelo Chelsea, e Eleito melhor jogador do mundo em 1995 )


Olha o Dunga aí na lista do Brasil.. sabem o que isso significa ne? O rapaz deve seu ingresso a seleção graças aos jogos Olímpicos, então ele deve saber muito bem que as Olímpiadas são a vitrine para uma futura Seleção Principal, por isso acho que ele é o técnico mais indicado para dirigir essa seleção, já que uma vez ja esteve tanto do lado de jogador, e agora de técnico, e assim entende muito melhor os 2 lados da moeda.

Algumas curiosidades sobre os jogos Olímpicos..

O Brasil e a Alemanha as duas maiores potências do futebol mundial, nas Américas e na Europa, que juntas possuem oito títulos mundiais, jamais foram campeãs olímpicas de futebol.

O Uruguai teve a honra de ser escolhida para primeira sede da Copa do Mundo em 1930, por ser o bi-campeão olimpico de futebol, em 1924 e 1928.

A Grã Bretanha, mais precisamente a Inglaterra, apesar de bi-campeã olímpica em 1908 e 1912, recusou-se a participar da FIFA e da Copa do Mundo até 1950. E assim mesmo, só concordou em participar porque conseguiu arrancar da direção da FIFA o direito de disputar a Copa com os times nacionais de cada uma das regiões que formam o Reino Unido da Grã-Bretanha: a Inglaterra,Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, e assim permanece até hoje. Com isso a Grã-Bretanha não pode mais disputar os Jogos Olímpicos por não ter uma equipe de futebol unificada (apenas o Reino Unido da Grã-Bretanha possui comitê olimpico nacional filiado ao COI e pode disputar as Olimpíadas).

O gol olímpico tem este nome por ter sido marcado um gol direto da cobrança de escanteio por um jogador uruguaio nos Jogos de 1928

O maior vencedor de torneios de futebol em Olímpiadas, é a Hungria, com 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze, seguidos pela Grã-Bretanha com 3 de ouro e a União Soviética, com 2 de ouro e 3 de bronze.

Bom gente, é isso aí =)
Abraços a todos mais uma vez,especialmente ao mais assíduo comentarista do meu blog, o henrique ehauae :D
E vocês? Acham que depois dos fiascos de 2000 e 2004 em que o Brasil tinha jogadores como Robinho, Diego, Kaká, Ronaldo, o Brasil finalmente levará a medalha de ouro? Ainda mais com o Dunga no comando?

Nenhum comentário: