quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Se continuar assim..



Hoje tava lendo o site do globoesporte, como faço diariamente, e vi a seguinte manchete logo na capa do site:

"90% me acharam louco" diz Dunga.

Lendo a matéria, a frase completa era a seguinte: " - Quebrei um tabu no futebol. Todo mundo acha que quando o time não está ganhando o treinador tem que colocar um atacante. Coloquei um volante e o time se acertou. Acho que 90% das pessoas acharam que eu era louco pela substituição - diz o treinador. "

Daí eu pensei: "Ih rapaz.. agora é que o Dunga nao vai sair mesmo do Brasil, puta merda, estamos fodidos."

Esse jogo, foi "uma hora da verdade" para o Dunga,se ele perdesse, talvez não estivesse mais no comando da seleção ano que vem..Mas tudo bem, vamos falar primeiro de pontos posítivos e notícias boas para a seleção.

Houve realmente uma "Quebra de Tabu" como diz o Dunga? Houve sim, a seleção não vencia o Uruguai há mais de 5 anos, vale lembrar que quase fomos derrotados pelos mesmos na Copa América que aconteceu uns meses atrás.Naquele momento, o goleiro Doni salvou o Brasil de uma derrota nos pênaltis,defesa que talvez tenha sido até mais importante que as defesas do Júlio César ontem. Aliás, o Uruguai sempre foi uma "pedra no sapato" do Brasil..todos que estão lendo esse blog, provavelmente nao era nem nascidos, mas todos que são "entendidos de campeonatos mundiais" devem muito bem saber que o Brasil perdeu a final da copa de 50 em pleno Macaranã para o Uruguai. Depois vieram Pelé,Garrincha,Zagallo,etc.. e os títulos de 58,62 tambem chegaram junto.Após uma pequena participação na copa de 66, o Brasil novamente se confrontou com o Uruguai na fase de mata-mata da copa de 70. O Brasil que tinha jogadores como Jairzinho(O furacão da copa), Pelé, Tostão, Carlos Alberto, etc..começando perdendo por 1x0, e após um clima de "retorno aos anos 50" o Brasil conseguiu uma bela vitória por 3x1, que poderia ter sido até mesmo por 5x1, se o Pelé tivesse feito aqueles 2 belíssimos gols que entraram para a seleta lista de "Gols que o Pelé Não Fez".. Quem nunca viu uma imagem daquele corta luz no goleiro da seleção Uruguaia? E a imagem do chute do meio de campo que quase encobriu o goleiro? Se vocês nao viram, procurem no youtube porque vale muito a pena ver apenas 2 das brilhantes jogadas do Rei.

Agora mudando de assunto e voltando ao presente..O Dunga disse que quem quebrou esse tabú foi ele.. MENTIRA DESLAVADA!

Quem quebrou esse tabú foi o Luís Fabiano(que fez em 1 jogo o que o Vagner Love nao fez em 15 jogos) , o Julio César (que calou a boca dos São Paulinos que iam gritar o nome de Rogério Ceni), e a Zaga(Juan e Alex) que mais uma vez estavam impecáveis,com Alex substituindo muito bem o Lúcio.

Dunga nao fez mais do que SEGUIR O BOM SENSO dele quando tirou o Vágner Love e botou o Luís Fabiano. Errou em deixar o mesmo time que começou a partida contra o Peru.

Aliás, não sei se vocês ficaram sabendo, mas o Equador(que nao tinha vencido nenhuma partida até agora nas Eliminatórias, deu um sacode no Peru por 5x1)

Ontem passei o dia conversando sobre futebol com meu pai, assistimos varios jogos das Eliminatórias da Eurocopa, inclusive o jogo em que a Croacia derrotou a Inglaterra, eliminando-a da Eurocopa.Conversando com ele sobre a seleção brasileira, eu comecei a falar mal do Dunga, como sempre.

E ele, com toda sua vasta experiência de 11 copas do mundo assistidas, e muitas transformações no futebol brasileiro, me explicou que Dunga estava sendo um dos melhores técnicos da atualidade, que era justamente o que o Brasil precisava, porque o Dunga é um técnico que ensina os jogadores a jogar com raça, com vontade, e principalmente, a ser humilde.

Dai eu falei: " - Mas pai, como é que é possível um time que tem os 22 jogadores atuando no exterior, que tem os melhores do mundo, empatar com um time que só tem 3 jogadores que atuam no exterior, e que não é tradição no futebol,porque o Peru não passa de um monte de índigenas que nao sabe jogar bola..Será que isso nao é culpa do técnico??"

Ele me disse: " - Primeiro de tudo, é com pensamento como os seus que o Futebol não vai pra frente.. o Brasil nao é humilde, é assim como você pensa, pensa que todos os times são fracos, e não joga dando o melhor de sí..Hoje em dia não existe mais time bobo nao.."

Eu: " - Pô, mas pai, jogar com a amarelinha é diferente de jogar com qualquer outra camisa,será que eles não dão valor? Até os nossos próprios inimigos dão valor! Você viu a RAÇA do Peru pra cima do Brasil? TODOS QUEREM GANHAR DO BRASIL! é que nem jogar contra o Flamengo! Esses times tem que respeitar a Amarelinha de tantas glórias.Hoje em dia isso ja tá virando uma bagunça, TODO time acha que pode ganhar do Brasil, um exemplo é o Uruguai, escalou 3 atacantes em pleno MORUMBI CONTRA O BRASIL!! e quase conseguiu a vitória. É POR ISSO QUE A GENTE NAO PODE SER HUMILDE QUANDO O ASSUNTO É A AMARELINHA! MUITO PELO CONTRÁRIO! TEMOS QUE IMPOR MEDO E RESPEITO!

Dai ele disse uma vez: "Eh meu filho.. se você pensa assim..tudo bem então.. é dificil explicar.. mas que eu acho que o Dunga está fazendo um ótimo trabalho, ele está"

Aí terminamos a conversa, e o jogo do Brasil também. Fiquei meio em duvida.. aliás discutir com meu pai sobre futebol, por mais que eu pesquise e seja fissurado no esporte, é sempre uma discussão que nunca será de igual para igual.. são muitos anos de experiência a minha frente.Ele viu Pelé jogar.. eu nunca vi.. ele viu Zico jogar.. eu nunca vi..Ele viu Telê Santana e o Fantástico Futebol ofensivo da Copa do Mundo de 82 perder uma copa,e eu nunca vi nem o futebol ofensivo..

Mas mudando de assunto e voltando ao jogo da seleção ontem contra o Uruguai,nós não perdemos por muito pouco, e por muita sorte! Mais uma vez, os volantes estavam tendo atuações pífias.Torceremos para que, ano que vem, em Junho, Anderson e Lucas, além de outros, estejam tendo atuações EXCELENTES e possam substituir esses 2 velhos. Josué até entrou bem no jogo, talvez o futebol alemão esteja fazendo bem para a cabeça desse rapaz( Diferente do que está fazendo com a cabeça do Mineiro).. e Gilberto Silva nao preciso nem falar ne? Reserva no Arsenal sendo titular da seleção Brasileira? Aiai.. por favor! FORA JÁ!

Vamos reviver o eterno futebol ofensivo de Telê Santana.. vocês podem nao perceber agora, mas em pouco tempo, a posição "VOLANTE" será ESQUECIDA! Teremos 4 meias no meio de campo. O Mestre Telê enxergou isso há 25 anos atrás, e só agora essas mudanças estão começando a ser feitas..Você pode até me perguntar: "Mas e dai, jogamos todo aquele futebol Lindo e Envolvente, e perdemos a copa de 82"

Dai eu respondo: "É.. fazer o q? O futebol é uma caixinha de surpresas..mais até do que a vida do Joseph Climber"

tsc tsc.. que piada sem graça hehe.

Post sem graça e sem vontade..culpa da seleção brasileira e das saudades do meu flamengo!

Torçam por mim na loteria esportiva :] se eu ganhar 500 mil, juro que pago 1 rodada de chopp la no Piccolino hehe!

abraços

3 comentários:

Jigub disse...

Ih rapaz, um monte de erro de português
puta que pariu
meu supletivo nao tá fazendo mt efeito ehaioiohae
no próximo eu juro que faço uma revisão antes de postar
desculpae

Anônimo disse...

Não vejo que Dunga estaja fazendo um bom trabalho, pois ele foi indicado justamente para transmitir raça ao time assim como ele fazia quando era capitão e isso ele não faz, toda vez que a camera mostra-o à beira do campo ele está com uma cara apatica, apenas com preocupação, ora preocupado até eu fico. E digo que ele teve foi muita sorte, pq se o Brasil não ganha com aquelas substituições no mínimo estranhas o mundo ia cair sobre a cabeça dele. Sem contar que ele deixou de fora do banco o Diego. Ele tem muito que agradecer ao Julio César que foi realmente o salvador do jogo, e do Dunga.

Unknown disse...

Julio Cesar e Luis Fabiano, o Dunga deve a sua cabeça a esse dois...